TRATE A OBESIDADE

Causas da Obesidade

Embora haja influências genéticas, comportamentais, metabólicas e hormonais no peso corporal, a obesidade ocorre quando você ingere mais calorias do que queima através de exercícios e atividades diárias normais. Seu corpo armazena esse excesso de calorias como gordura.

As causas específicas comuns da obesidade incluem:

  • comer uma dieta rica em gorduras e calorias.
  • ter um estilo de vida sedentário (inativo).
  • não dormir o suficiente, o que pode levar a alterações hormonais que fazem com que você se sinta mais faminto e anseie por certos alimentos ricos em calorias.
  • genética, que pode afetar como o corpo processa os alimentos em energia e como a gordura é armazenada.
  • envelhecer, o que pode levar a menos massa muscular e uma taxa metabólica mais lenta, facilitando o ganho de peso.
  • gravidez (o peso ganho durante a gravidez pode ser difícil de perder e pode levar à obesidade).

Consumir muitas calorias

Quando uma pessoa consome mais calorias do que consome como energia, seu corpo armazena as calorias extras em gordura. Isso pode levar ao excesso de peso e obesidade.

Além disso, alguns tipos de alimentos têm maior probabilidade de levar ao ganho de peso, especialmente aqueles que são ricos em gorduras e açúcares.

Os alimentos que tendem a aumentar o risco de ganho de peso incluem:

  • comidas rápidas.
  • frituras, como batatas fritas.
  • carnes gordas e processadas.
  • muitos produtos lácteos.
  • alimentos com adição de açúcar, como assados, cereais prontos para o café da manhã e biscoitos.
  • alimentos que contêm açúcares ocultos, como ketchup e muitos outros alimentos enlatados e embalados.
  • sucos adoçados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • alimentos processados e ricos em carboidratos, como pão e bagels.

Menos obesidade, mais saúde

A CEMAGRA oferece os melhores tratamentos personalizados para emagrecimento!

Medicamentos
e ganho de peso

Alguns medicamentos também podem levar ao ganho de peso.

Resultados de uma revisão e metanálise publicada no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism em 2015 descobriram que alguns medicamentos faziam com que as pessoas aumentassem de peso por um período de meses.

  • antipsicóticos atípicos, especialmente olanzapina, quetiapina e risperidona.
  • anticonvulsivantes e estabilizadores de humor, e especificamente gabapentina.
  • medicamentos hipoglicêmicos, como tolbutamida.
  • glicocorticóides utilizados no tratamento da artrite reumatóide.
  • alguns antidepressivos.

Certas doenças e medicamentos

Em algumas pessoas, a obesidade pode ser atribuída a uma causa médica, como a síndrome de Prader-Willi, a síndrome de Cushing e outras condições. Problemas médicos, como artrite, também podem levar à diminuição da atividade, o que pode resultar em ganho de peso.

Alguns medicamentos podem levar ao ganho de peso se você não compensar através de dieta ou atividade. Esses medicamentos incluem alguns antidepressivos, medicamentos contra convulsões, medicamentos para diabetes, medicamentos antipsicóticos, esteróides e bloqueadores beta.

Questões sociais e econômicas

Fatores sociais e econômicos estão ligados à obesidade. Evitar a obesidade é difícil se você não tiver áreas seguras para caminhar ou se exercitar. Da mesma forma, você pode não ter aprendido maneiras saudáveis de cozinhar ou pode não ter acesso a alimentos mais saudáveis. Além disso, as pessoas com quem você passa o tempo podem influenciar seu peso - é mais provável que você desenvolva obesidade se tiver amigos ou parentes com obesidade.

Idade

A obesidade pode ocorrer em qualquer idade, mesmo em crianças pequenas. Mas com a idade, as alterações hormonais e um estilo de vida menos ativo aumentam o risco de obesidade. Além disso, a quantidade de músculo em seu corpo tende a diminuir com a idade. Geralmente, a menor massa muscular leva a uma diminuição no metabolismo. Essas alterações também reduzem as necessidades calóricas e podem dificultar o excesso de peso. Se você não controlar conscientemente o que come e se tornar mais ativo fisicamente com a idade, provavelmente ganhará peso.

Alguns medicamentos podem levar ao ganho de peso se você não compensar através de dieta ou atividade. Esses medicamentos incluem alguns antidepressivos, medicamentos contra convulsões, medicamentos para diabetes, medicamentos antipsicóticos, esteróides e bloqueadores beta.

OUTROS FATORES

Parar de fumar

Parar de fumar é frequentemente associado ao ganho de peso. E para alguns, pode levar a ganho de peso suficiente para se qualificar como obesidade. Muitas vezes, isso acontece quando as pessoas usam os alimentos para lidar com a abstinência de fumar. A longo prazo, no entanto, deixar de fumar ainda é um benefício maior para sua saúde do que continuar fumando. O seu médico pode ajudá-lo a prevenir o ganho de peso após deixar de fumar.

Gravidez

O ganho de peso é comum durante a gravidez. Algumas mulheres acham esse peso difícil de perder após o nascimento do bebê. Esse ganho de peso pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade em mulheres. A amamentação pode ser a melhor opção para perder o peso ganho durante a gravidez.

Falta de dormir

Não dormir o suficiente ou dormir demais pode causar alterações nos hormônios que aumentam o apetite. Você também pode desejar alimentos ricos em calorias e carboidratos, o que pode contribuir para o ganho de peso.


Estresse

Muitos fatores externos que afetam seu humor e bem-estar podem contribuir para a obesidade. As pessoas costumam buscar mais alimentos ricos em calorias quando enfrentam situações estressantes.

Microbioma

Suas bactérias intestinais são afetadas pelo que você come e podem contribuir para o ganho de peso ou dificuldade em perder peso.

Tentativas anteriores de perder peso

Tentativas anteriores de perda de peso seguidas de recuperação rápida do peso podem contribuir para um ganho adicional de peso. Esse fenômeno, às vezes chamado de dieta ioiô, pode retardar seu metabolismo.

Emagreça já

Tudo sobre obesidade

O que é obesidade?


obesidade é uma condição médica que ocorre quando uma pessoa carrega excesso de peso ou gordura corporal que pode afetar sua saúde.

Complicações da Obesidade


Pessoas com obesidade são mais propensas a desenvolver uma série de problemas de saúde potencialmente graves.

Diagnóstico e Tratamento


Para diagnosticar a obesidade, seu médico normalmente realiza um exame físico e recomenda alguns testes.

Onde Estamos?

ALAMEDA DOS MARACATINS,1217
5º Andar - CJ.510, 04089-015
Indianópolis - São Paulo/SP.

Telefones

(11) 3273-9300
(11) 94914-6410
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • SEG. Á SEX. DAS 09:00h ÀS 17:00h
  • Todos os direitos reservados 2020 @ CEMAGRA.