Se uma pessoa tem obesidade e excesso de peso, isso pode aumentar o risco de desenvolver uma série de condições de saúde, incluindo síndrome metabólica, artrite e alguns tipos de câncer.
A obesidade é uma doença complexa que envolve uma quantidade excessiva de gordura corporal. A obesidade não é apenas uma preocupação estética. É um problema médico que aumenta o risco de outras doenças e problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e certos tipos de câncer.
Existem muitas razões pelas quais algumas pessoas têm dificuldade em evitar a obesidade. Geralmente, a obesidade resulta de uma combinação de fatores herdados, combinada com o ambiente e com escolhas pessoais de dieta e exercício.
Pessoas com obesidade são mais propensas a desenvolver uma série de problemas de saúde potencialmente graves, incluindo:
O excesso de gordura acumulada dentro e fora dos vasos sanguíneos dificulta a passagem do sangue pelo corpo, forçando o coração a trabalhar com mais força, o que não só aumenta a pressão arterial como pode levar ao surgimento de uma insuficiência cardíaca a longo prazo.
Os distúrbios hormonais causados pelo excesso de gordura podem não só aumentar a quantidade de pêlos no rosto da mulher como levar ao desenvolvimento de ovário policístico que dificulta a concepção. Já no homem a obesidade compromete a circulação de sangue por todo o corpo, interferindo na ereção.
Além de tudo isso, o excesso de peso e a má alimentação estão relacionados ao aumento do risco câncer colo-retal e câncer da próstata no homem. Na mulher, a obesidade pode causar câncer de mama, endométrio, ovários e das vias biliares.
A obesidade aumenta a probabilidade de desenvolver azia, doença da vesícula biliar e problemas no fígado.
A obesidade pode causar infertilidade e períodos irregulares nas mulheres. A obesidade também pode causar disfunção erétil nos homens.
A obesidade aumenta o estresse sobre as articulações de sustentação de peso, além de promover a inflamação no corpo. Esses fatores podem levar a complicações como osteoartrite.
A obesidade pode diminuir sua qualidade de vida geral. Talvez você não consiga fazer as coisas que costumava fazer, como participar de atividades divertidas. Você pode evitar locais públicos. Pessoas com obesidade podem até encontrar discriminação.
Outros problemas relacionados ao peso que podem afetar sua qualidade de vida incluem: